Distúrbio do Sono | Higienização do Sono

Por:Circuito PSI
Novidades

11

set 2020

Os distúrbios do sono (como a insônia, a apnéia obstrutiva do sono, a síndrome das pernas inquietas, o sono insuficiente e o atraso de fase de sono) têm sido uma das consequências da pandemia.

Na clínica, temos escutado várias dificuldades relacionadas ao sono desenvolvidas durante a quarentena. O que percebemos é que as adaptações possíveis durante o isolamento social desajustaram os horários e as rotinas habituais, e, o excesso de eletrônicos têm sido inevitável.

Segue algumas dicas para higienização diária do seu sono:

  1. Evite o trabalho e/ou os estudos no horário próximo de dormir: o cérebro precisa de algumas horas para entender a chegada do sono sem esforços que demandam concentração;
  2. Evite assuntos que lhe causem estresse ou ansiedade antes de dormir: falar ou pensar em assuntos que causam preocupação ativam regiões cerebrais que inibem o relaxamento corporal;
  3. Evite estímulos sonoros e visuais: as telas em geral (televisão, celular, tablets, etc.);
  4. Evite iluminação interna e externa: a luz inibe a produção de melatonina (hormônio do sono);
  5. Temperatura ideal: se possível, mantenha a temperatura do ambiente em torno de 20° como auxílio da indução do sono;
  6. Horário para dormir e para acordar: estabeleça uma rotina para o sono. Dormir e acordar no mesmo horário contribui para melhorar a qualidade e regulagem do sono.

Para além das questões fisiológicas, orgânicas e ambientais, os fatores psicológicos influenciam e são influenciados pelos distúrbios do sono. A função do sono deve estar em equilíbrio. Essa é uma das formas de cuidar da saúde mental.

 

Canal CircuitoPSI:
https://www.youtube.com/channel/UCwEZ9yQpsmOTMjc0lb1K4Iw/www.circuitopsi.com.br

Compartilhe:

Filial 1 :Rua Juruá, 50 ou 46 - Sala 305. Cidade Nova
Filial 2 :Rua Bernardo Guimarães, 1033/ Sala 504 - Funcionários.

(31) 99903-3762

contato@circuitopsi.com.br