Avaliação Neuropsicológica

Resultado de imagem para neuropsicologia Para que serve? 

A avaliação neuropsicológica é utilizada para mapear e mensurar as habilidades cognitivas [funções preservadas e/ou comprometidas] do paciente com o objetivo de produzir informações técnicas que possibilitem um diagnóstico diferencial para o tratamento de quadros clínicos (síndromes degenerativas, síndromes vasculares, dificuldades do neurodesenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, manifestações psicopatológicas) ou o tratamento de quadros pós-traumáticos.

As hipóteses diagnósticas, mais comuns, passíveis de investigação na clínica neuropsicológica são: Alzheimer, Parkinson, Escleroses, Demências, TDAH, Depressão, Síndromes Ansiosas, Transtorno de Comportamento Disruptivo/Desafiador Opositor, Retardo mental, Transtornos da Aprendizagem, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtorno do Humor, dentre outros.

Público alvo: crianças, jovens, adultos e idosos

 

Resultado de imagem para neuropsicologia Como funciona?

A avaliação neuropsicológica é realizada por meio de entrevistas com o paciente e, se necessário, com familiares e instituições; anamnese; aplicação de bateria de testes específicos; e outros instrumentos de investigação neuropsicológica. O processo constitui de, no mínimo, quatro sessões.

Engloba conhecimentos sobre: conceitos e técnicas da psicometria, psicologia clínica, psicologia experimental, psicopatologia e psicologia cognitiva.

.

Resultado de imagem para neuropsicologia Quais funções são testadas?

São avaliadas funções cognitivas, como: memória, atenção, linguagem, funções executivas, raciocínio, habilidades motoras, habilidades visuespaciais, assim como alterações socioemocionais e comportamentais.

.

.

Agende uma entrevista

Rua Juruá, 50 ou 46 - Sala 305. Cidade Nova

(31) 99903-3762

contato@circuitopsi.com.br