Habilidades Preditoras da Alfabetização

https://youtu.be/8UgRMdYx4ow

Por:Circuito PSI
Novidades

25

maio 2021

As habilidades preditoras são de importância fundamental para a alfabetização, pois são o suporte para aprendizagem e construção da leitura e da escrita. Esta habilidade é a famosa Consciência Fonológica – capacidade de manipular os sons de nossa língua, e, reconhecer que uma palavra pode iniciar ou terminar com o mesmo som.

Essa habilidade pode, e deve, ser estimulada nas crianças desde os primeiros anos de vida. E isso não é feito só na escola, não! Todos nós podemos estimular esta habilidade importantíssima para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Melhor ainda! Não é preciso nenhum material caro, nem ficar horas elaborando uma atividade. Podemos fazer isso numa ida ao supermercado, ou ali dentro do carro… É só aproveitar cada minutinho do tempo que está com a criança para estimula-la.

Vamos as dicas de brincadeiras?!

  1. Faça rimas com os nomes de todos da casa: Gabriel gosta de pastel! João come pão! Maria foi na padaria! Durante a leitura dos livros chame a atenção da criança para as palavrinhas que terminam com o mesmo som. Diga 3 palavras, sendo que 2 delas rimam e peça a criança para identificar quais palavrinhas terminam com o mesmo som;

  1. Numa ida ao supermercado vocês podem brincar de “Fui ao mercado comprar…” alguma coisa que começa com o som… (aí você fala uma vogal ou som da letra, ou uma sílaba inicial); aqui podemos também dizer 3 palavras e pedir a criança que identifique quais delas começam com o mesmo som;

  1. Mais uma vez aproveitando a hora da leitura, podemos chamar a atenção da criança para o número de palavras nas frases e convidá-la a contar, ou bater palma para cada palavrinha que for falando. Em um outro momento vocês podem contar quantas letras tem em cada palavra. Identificar se a mesma letra se repete na palavra;

  1. A brincadeira da “Língua do P” pode ser outra forma de colocar a criançada para decifrar as palavras: pê – BO, pê – LA = BOLA;

  1. Que tal fazer uma voz de robô e falar algumas palavras ou mensagens para a criança traduzir (fale silabando e com entonação robotizada);

  1. Agora vamos adivinhar o que outro está pensando? Dê algumas dicas: é uma fruta (animal, objeto). Começa com “ma” …termina com “çã”. Estou pensando em um animal que começa com o som “sssss….” (sapo). Deixe a criança fazer as evocações e acrescente som a som como pistas para que ela adivinhe “a”, “p”, “o”;

  1. Aumente o desafio! Você pode mostrar para a criança que se vocês acrescentarem, ou retirarem, um som da palavra, ela pode se transformar em outra. Olha só: Chuva: se eu tirar o som “xxxxx” fica uva. Pato: se eu colocar o som “sa” no início fica sapato.

Estimule Mais Kognição!

@maiskognicao

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