O que é Transtorno?

circuitopsi.com.br

Por:Circuito PSI
Novidades

29

jul 2024

Transtorno é um termo usado para designar uma espécie de sofrimento causado por pensamentos, por comportamentos ou por emoções que vivemos na vida cotidiana. Geralmente, entendemos como uma situação problemática quando alguma coisa interfere ou perturba a vida de um indivíduo. Neste caso, usamos a palavra transtorno para denominá-la. Os transtornos podem afetar a vida das pessoas em diversas áreas, tais como: relacionamentos, trabalho e vida pessoal.

 

Quais os transtornos mais comuns?

Transtornos de ansiedade, de humor, alimentares, obsessivos, do neurodesenvolvimento, de personalidade, psicóticos, dentre outros.

 

Qual é a diferença entre transtorno e doença mental?

Podemos diferenciar doença mental de transtorno ao atribuir a ela uma questão biológica ou fisiológica evidenciável. O termo ‘doença’ pode sugerir uma intervenção não só psicológica, como também de ordem médica, com a necessidade tratamento medicamentoso.

 

“Todo mundo tem um transtorno”?

Negativo. Podemos ter diversos problemas ou desafios emocionais e, no entanto, isso não significar um transtorno. Inclusive, é o mais comum. Na verdade, atribuirmos o nome transtorno a quaisquer dificuldades na vida, o que é errado. Dificuldades na família, no trabalho, na escola… acontecem. Ter problemas não significa, necessariamente, ter um transtorno.

 

“Quando leio na internet características sobre alguns transtornos mentais, eu me identifico com alguns sintomas. Será que tenho algum diagnóstico”?

Encontramos, principalmente na internet, um conjunto de sintomatologia que parecem com nossos comportamentos cotidianos. Porém, em alguns dos casos, são apenas traços e/ou sintomas isolados do histórico vivencial. A identificação de sintomas não é suficiente para caracterizar um diagnóstico. Cuidado para não ‘querer um diagnóstico’. Alguns pacientes fazem isso atualmente e, a situação tende a piorar nestes diagnósticos falsos.

 

É normal que a vida às vezes pareça sem sentido?

Normal e comum. E qual o problema? Talvez a vida não tenha sentido aparente. Ou seja, será que existe um sentido pronto? Ou podemos criar o nosso próprio sentido? Quem sabe não está faltando apenas um passo para construção de um sentido próprio?

 

Portanto, é mais interessante pensarmos em melhorar as nossas vidas e alcançarmos os nossos objetivos do que ficarmos presos no termo TRANSTORNO.

 

Compartilhe:

Av. Contorno, 8000. Sala 1007. Lourdes.

(31) 9 9903.3762

contato@circuitopsi.com.br

×