O movimento Maker é o aprendizado por meio da ação. Ou seja, “colocar a mão na massa” é essencial para produção de conhecimento.
Algumas instituições de ensino já utilizam o Maker como rotina para o aprendizado por meio de oficinas de culinária, de robótica, de plantio, de fabricação de brinquedos, enfim, por meio de atividades desafiadoras. Assim, o aluno experimenta na prática possíveis soluções na resolução de um problema. Criatividade + Pensamento Crítico.
O Programa Mais Kognição, se propõe a desvendar os recursos próprios de aprendizagem do aluno, entendendo a maneira deste “aprender a conhecer” para que ele mesmo possa “aprender fazendo”.
O objetivo final é tornar os alunos mais ativos desenvolvendo ações que os levem às suas metas.
Observem que a palavra ‘ativo’ tem sido associada a diversos movimentos da educação nos novos cenários pós COVID (Metodologias Ativas, Aprendizado Ativo, Aluno Ativo). Isso quer dizer que a educação vem assumindo literalmente o significado desta palavra: que exerce ação; que age. Resumindo, a nova escola prepara aprendiz para ser o protagonista do seu desenvolvimento intelectual.