Envelhecimento Ativo

Por:Circuito PSI
Novidades

19

fev 2025

O processo de envelhecimento é acompanhado por mudanças psicológicas, sociais, físicas e cognitivas. Com o passar dos anos, ocorre, naturalmente, uma atrofia cerebral que reduz nossas capacidades e funções, impactando as atividades diárias.

Dessa forma, funções como memória, atenção, percepção, coordenação motora, capacidade de resolução de problemas, funcionamento executivo e adaptativo sofrem leves alterações, contribuindo para o aumento do risco de quedas na terceira idade.

A agilidade mental diminui, e dificuldades como limitações físicas e motoras tornam-se mais evidentes.

A questão é que, quanto menos estímulos cognitivos e sociais, maior e mais rápido é o declínio cognitivo. A falta de desafios diários faz com que nosso cérebro entenda que algumas funções e habilidades não são mais necessárias, interferindo na independência e autonomia do idoso, mesmo que não haja uma pré-condição para demências ou doenças neurodegenerativas.

Podem surgir, assim, fatores como ansiedade, irritação, nervosismo, medo constante e um estado de alerta para riscos inexistentes. Esse conjunto de sintomas pode indicar o desenvolvimento da síndrome do medo de quedas, a PTOFOBIA, que é justamente o medo fóbico de cair. Caso a ptofobia se instale, o idoso pode sofrer agravos como isolamento, insegurança, depressão, imobilidade e inatividade.

Para prevenir a perda motora e manter uma boa saúde mental na terceira idade, é essencial garantir o funcionamento global por meio de estímulos cognitivos e emocionais. Os principais fatores protetores para um envelhecimento bem-sucedido e ativo são a segurança e a qualidade de vida. Ou seja, manter conexão com pessoas queridas, ter disposição para aprender algo novo e exercitar o raciocínio lógico, além de enfrentar adversidades, criando possibilidades de superação.

Assista ao programa BG – Brasil das Gerais (gravado em fevereiro de 2025), com a apresentação de Patrícia Pinho e a participação da Geriatra Laísa Ennes e da Neuropsicóloga Karla Cristiane (CircuitoPSI), para entender mais sobre o perigo das quedas na terceira idade.

 

 

Compartilhe:

Av. Contorno, 8000. Sala 1007. Lourdes.

(31) 9 9903.3762

contato@circuitopsi.com.br

×