É comum que algumas crianças/adolescentes diagnosticados com TDAH apresentem dificuldade no processo de leitura.
Essa dificuldade pode ser tanto na decodificação (que seria olhar a palavra e reconhecê-la, fazendo a leitura da palavra de forma correta e fluente) quanto na compreensão (que é quando se consegue extrair o significado do que se leu, seja um palavra, uma frase ou um texto).
Um exemplo de falha na decodificação seria aquela criança/adolescente que lê falando sílaba por sílaba (quando isso já não é mais esperado para idade/escolaridade), troca as letras (bode-pode), troca as palavras (dinamite-diamante). Ou mesmo quando a leitura é até correta, mas demora muito para terminar de ler e não faz nenhuma pontuação (parece um robozinho fazendo a leitura).
É previsível que uma falha na decodificação das palavras irá causar uma falha na compreensão. Imagine a frase: “O homem andava pelo campo e pisou em uma dinamite”, mas ao invés disso seu filho/ aluno lê:” O homem andava pelo campo e pisou em um diamante”. Concordam que mudou todo o significado da mensagem?! Agora imaginem esses erros de decodificação acontecendo ao longo de um texto! Ele leva um tempo enorme para fazer a leitura de todo o texto, ou reclama, chora, mostra-se cansado e desinteressado, e ao final não consegue extrair o significado do que leu. Nada fez sentido!
Então, separamos algumas estratégias que vocês podem utilizar para melhorar a leitura do seu filho/aluno/paciente:
Jogo da Sílaba: Selecione uma sílaba, ou som inicial (por exemplo, BA). Marque o tempo de 1min no cronometro, pode usar também uma ampulheta. Cada um (você e a criança) pega um lápis e uma folha de papel. Durante o tempo que estabeleceram vocês tem que escrever o máximo de palavras possíveis que iniciam com este som/sílaba. Faça isso com outros sons/sílabas que você percebe que a criança está apresentando dificuldade, ou que está sendo apresentado pela professora. A cada som contabilizem quem conseguiu escrever mais palavras. Ao final do jogo quem ganhou pode escolher um desafio para o outro cumprir, ou escolher um jogo/brincadeira para fazerem juntos;
Escolha um livro/texto (adequado para o momento da criança). Solicite que ela o leia em voz alta. Registre o tempo que ela gastou para concluir a leitura do livro/texto. Peça a ela que leia o mesmo livro/texto todos os dias durante 1 semana. Após este tempo cronometre o tempo novamente. É bem provável que o tempo será menor. Elogie bastante o esforço dela. Mostre a importância de ler e treinar a leitura diariamente;
Para melhorar ainda mais a decodificação (caso ela tenha dificuldade), a velocidade e assertividade da leitura, você pode selecionar algumas palavras do livro/texto e pedir para criança treinar a leitura destas palavras antes de ter contato com o livro/texto;
Uma outra sugestão com as palavras retiradas do texto/livro é colocá-la em slides. Você pode passá-las de forma mais rápida, melhorando assim a decodificação e velocidade da leitura. O que aumenta também a velocidade de acesso lexical e input visual. Ou mesmo fixar cartazes com essas palavras em locais de fácil visualização para a criança;
Após a leitura do texto/livro você pode ler alguns trechos solicitando que a criança complete a frase. Isso auxilia a memória e compreensão do que foi lido.