Por:Circuito PSI
Novidades
abr 2020
O estresse é um agente preponderante para o desequilíbrio psicológico nesta quarentena. Tensão muscular, queda de cabelo, dificuldade para dormir, cansaço constante, gastrite, tonturas, alergias de pele, mudança de apetite, dor de cabeça, imunidade baixa são alguns dos vários sintomas do estresse.
O estresse pode ser entendido como uma reação adaptativa em situações de conflito, de perigo, de tensão, de medo. E isso envolve não somente corpo físico, mas, principalmente, a saúde mental.
O aparecimento do estresse emocional ocorre quando as atividades cerebrais (uma produção de vários hormônios como a adrenalina e cortisol) intensificam sintomas como nervosismo, insegurança, sensação de incapacidade, desânimo e outros.
No passado, por exemplo, o homem tinha como causa do estresse a luta de vida ou morte contra animais. A grande diferença é que antigamente nós gastávamos esses hormônios produzidos na luta contra uma fera. Hoje, acabamos tendo uma enorme descarga de adrenalina mas devido a restrição do isolamento essa descarga hormonal fica concentrada no corpo.
Em condições sociais normais poderíamos nos beneficiar dessa atividade cerebral transformando-a em uma reação. O que não é o caso… Então a produção dessas descargas hormonais duradouras podem afetar o sistema imunológico desencadeando uma doença psicossomática.
A questão fundamental neste isolamento é que não temos governabilidade sobre a fonte estressora. O que nos resta? ADAPTAR-NOS!
Abaixo, 15 dicas para combater o estresse emocional durante a pandemia:
Fiquem atentos aos descontroles e não hesite em procurar ajuda profissional.
Canal CircuitoPSI:
https://www.youtube.com/channel/UCwEZ9yQpsmOTMjc0lb1K4Iw/www.circuitopsi.com.br