Para que serve?
A avaliação neuropsicológica é utilizada para mapear e mensurar as habilidades cognitivas [funções preservadas e/ou comprometidas] do paciente com o objetivo de produzir informações técnicas que possibilitem um diagnóstico diferencial para o tratamento de quadros clínicos (síndromes degenerativas, síndromes vasculares, dificuldades do neurodesenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, manifestações psicopatológicas, distúrbios cerebrais pós COVID) ou o tratamento de quadros pós-traumáticos.
As hipóteses diagnósticas, mais comuns, passíveis de investigação na clínica neuropsicológica são: Alzheimer, Parkinson, Escleroses, Demências, TDAH, Depressão, Síndromes Ansiosas, Transtorno de Comportamento Disruptivo/Desafiador Opositor, Retardo mental, Transtornos da Aprendizagem, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TEA), Transtorno do Humor, dentre outros.
Público alvo: crianças, jovens, adultos e idosos
Como funciona?
A avaliação neuropsicológica é realizada por meio de entrevistas com o paciente e, se necessário, com familiares e instituições; anamnese; aplicação de bateria de testes específicos; e outros instrumentos de investigação neuropsicológica. O processo constitui de, no mínimo, quatro sessões.
Engloba conhecimentos sobre: conceitos e técnicas da psicometria, psicologia clínica, psicologia experimental, psicopatologia e psicologia cognitiva.
.
Quais funções são testadas?
São avaliadas funções cognitivas, como: memória, atenção, linguagem, funções executivas, raciocínio, habilidades motoras, habilidades visuespaciais, assim como alterações socioemocionais e comportamentais.
O resultado do funcionamento intelectual global permite mensurar o Quoeficiente de Inteligência (o famoso Q.I.).
Quais testes são utilizados?
A bateria neuropsicológica de testes é pensada caso a caso considerando a entrevista inicial e as hipóteses diagnósticas. O WISC IV (Escala Wechsler de Inteligência para Crianças), por exemplo, é utilizado para avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas.
A testagem proposta para o exame neuropsicológico segue as diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional do psicólogo também regulamentado pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI, de acordo com a Resolução CFP Nº 009/2018.
.